09 de março de 2020

Homenagem à Mulher no GEO Sul destaca o respeito e a valorização como maiores legados da luta do gênero ao longo dos anos

A Mulher merece muito mais do que flores, merece respeito e reconhecimento pela luta de seu gênero e toda a sua ancestralidade. Essa foi a mensagem deixada pela direção do GEO Sul, nesta segunda-feira (09), quando a escola preparou uma surpresa para todas mulheres da unidade para homenageá-las pela passagem do Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. Na ocasião, todas as meninas do 6º ano do Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio foram reunidas na quadra para ouvir as mensagem e músicas dedicadas a elas.

O dia corria naturalmente com todos em sala de aula. Mas, o intervalo para o lanche foi diferente nesta segunda-feira (09). Na quadra, havia voz e violão e, aos poucos, todas as meninas das turmas do Fundamental II e do Ensino Médio foram convidadas a sentarem e se confraternizarem em torno do som. Com todas reunidas, o diretor do GEO Sul, professor Roberto de Oliveira, falou sobre valorização da mulher e a história do Dia 08 de Março. A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas.

No Brasil, é comum relacionar a data ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres. O fato trouxe à tona as más condições de trabalho enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. Hoje, a população se lembra da data geralmente para reivindicar igualdade de gênero, até em função da origem da data. Nas escolas, também se realiza ações para lembrar a força do gênero.

O professor Roberto foi adiante e, além de lembrar a história, também frisou o respeito. “O maior desafio da mulher ao longo dos anos foi conseguir respeito e serem valorizadas, seja em casa, seja no trabalho. Essa é uma singela homenagem que fazemos a todas vocês. Espero que vocês sejam sempre valorizadas pelos seus futuros companheiros, chefes, filhos, amigos, familiares. Todos aqueles que estarão em seus convívios”, disse o diretor, passando a palavra para a professora de português, Janaína.

A professora, que na ocasião representou todas as funcionárias do GEO, afirmou que as alunas eram as próximas gerações de mulheres no mundo e que elas já eram valorizadas pelas mais velhas. “Nossa maior inspiração são vocês”, comentou Janaína, finalizando o momento com um texto de Lya Luft intitulado “Canção das Mulheres”.

Mais homenagens
Ao saírem da quadra todas as alunas receberam chocolates e se dirigiram para suas salas. Passando pelos corredores, elas foram recepcionadas por todos os meninos também do 6º ano ao Ensino Médio que estavam enfileirados e batiam palmas para as colegas durante sua passagem.

Ana Vitória, da 2ª Série, ao concluir sua passagem pelo corredor, no final encontrou sua mãe, Flaviana Andrea, que é serviços gerais do GEO Sul, e não pensou duas vezes: entregou o chocolate a ela, fazendo-lhe uma bela homenagem à mulher de sua vida. “Tenho muito orgulho dela”, disse Ana Vitória. Flaviana elogiou a ação da escola. “Hoje é muito difícil a escola e as famílias homenagear assim a mulher, até porque temos visto muita coisa negativa por aí. Mas, aqui é diferente. O GEO valoriza a gente e nos impulsiona a sermos sempre melhor”, concluiu a funcionária, orgulhosa também de sua filha.