09 de março de 2020

Alunos do GEO Tambaú fazem homenagem à mulher lembrando que a batalha é diária e seu reconhecimento e valorização também são

Foi com a dramaturgia e humor que o GEO Tambaú homenageou as mulheres, alunas e funcionárias, nesta segunda-feira (09), pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de Março. Alunos das 3ª Séries fizeram um conjunto de atividades cuja ideia era lembrar a importância de uma luta histórica e que gerou e gera até hoje, nomes de grande valor, em diversas áreas do conhecimento no Brasil e no mundo. Alunos do Fundamental II também entraram em sala distribuindo brindes às alunas e professoras.

João Pedro, Italo Chacon, Jefferson de Miranda e Gabriel Oliveira receberam a missão de nesta segunda-feira entrar de sala em sala no Ensino Médio para simular uma confusão de atividades pensadas para homenagear a mulher. Com texto irreverente, arrancou risadas de professores e alunos. Gabriel entrou primeiro e tentou ler uma poesia, quando foi interrompido por Chacon que quis cantar a música “Trem Bala”, mas também foi interrompido por Jefferson, que fantasiado de rainha Elisabeth, também foi empatado por João Pedro, que finalmente distribuiu chocolates.

Enquanto isso, Gabriel lembrou a todos que a brincadeira era para mostrar que na realidade o que se deve lembrar no Dia Internacional da Mulher, nada mais é que sua luta por direitos iguais. “Hoje é o único dia em que se diz feliz dia da mulher. Dar-se uma flor e um chocolate. E os outros 364 dias? Os mais difíceis, mais injustos e complicados, todos agem como se fossem normais. Então hoje, a gente pode reconhecer que não é normal, que a mulher não precisa encarar a diferença salarial, não tem que encarar o assedio, o útero ‘descamar’ todo mês”, disse Gabriel, em tom sério.

E continuou: “Elas são incríveis, elas melhoram o mundo. Marie Curie, por exemplo, foi a única pessoa no mundo a receber dois prêmios Nobel em áreas diferentes. Rainha Elisabeth, uma das maiores figuras políticas da história. No Brasil, ninguém conhece Ester Sabino e Jaqueline de Jesus, que conseguiram decodificar o corona vírus enquanto ninguém no mundo conseguiu”, concluiu o jovem, deixando a reflexão a todos em sala de aula.

Os alunos Murilo Vitor, João Vinicius, Gildo Neto e Franklin Dyer, dos 8º e 9º anos do Fundamental, também entraram em sala de aula distribuindo brindes (chocolates com mensagem) e parabenizaram professoras, funcionárias e alunas pela passagem pelo Dia Internacional da Mulher. Para Guilherme, do 7º A, essa é uma homenagem importante, já que a mulher já enfrenta tantos problemas pela igualdade de gênero. “Minha mãe sempre disse que a mulher já nasce com ‘problemas’ e, por isso, também já nascem guerreiras”, comentou o aluno.

Para o diretor do GEO Tambaú, Danilo Abdala, a mais importante das mensagens neste dia foi passada pelos alunos do Ensino Médio. “Todo dia é dia da mulher. Todos os dias são dias de batalha em diversas frentes, seja ela profissional, seja ela na maternidade, seja ela no comando de sua casa, família. Temos que lembrar disso sempre e não apenas no Dia Internacional da Mulher”, ressaltou o diretor.