27 de janeiro de 2020

Estudantes do GEO Tambaú recebem visita do diretor do AZ que falou sobre a nova plataforma de ensino exclusiva em João Pessoa

Pode procurar saber: o segrego do aluno que consegue uma nota de destaque no Enem nunca é “estudar muito”, mas estudar bem. Isso significa dizer que aliado ao esforço individual ele teve uma estratégia e contou com um método que o levou ao sucesso pretendido. Isso tudo nos leva também ao conceito de autonomia […]

Pode procurar saber: o segrego do aluno que consegue uma nota de destaque no Enem nunca é “estudar muito”, mas estudar bem. Isso significa dizer que aliado ao esforço individual ele teve uma estratégia e contou com um método que o levou ao sucesso pretendido. Isso tudo nos leva também ao conceito de autonomia e de aprendizado individualizado, duas questões bem atuais na Educação e que dá ao aluno o protagonismo do estudo, essencial para qualquer boa base educacional. E como reunir tudo isso? O colégio GEO Tambaú está experimentando uma nova metodologia que reúne uma base pedagógica multiplataforma. Nesta sexta-feira (24), os alunos das 1ª, 2ª e 3ª Séries receberam o Diretor do AZ, Felipe Sundin, que passou de sala em sala explicando como funciona esse método chamado AZ.

O AZ, explica Felipe, vai além das aulas regulares e inclui vários recursos que dão suporte tanto aos professores, quanto aos alunos. Em sala de aula, Felipe mostrou aos estudantes os diferenciais do aplicativo AZ. A dúvida mais constante era como utilizar os “MAPAS”, que está dentro de uma das quatro ações formuladas para o Ensino Médio: Planejar, Executar, Checar e Atuar Corretamente.

O Mapa é uma orientação de estudo (planejamento) personalizada que auxilia o aluno na “lista” de atividades de estudo em cada dia. Cada estudante tem sua rotina semanal feita de acordo com seu ritmo, com a escolha da carreira, a Universidade desejada e grau de proficiência em cada disciplina. “O APP vai marcando o que você já fez. Se você viu o 3º capítulo de Geografia está lá. Depois no ‘checar’ você pode voltar e ver o que esqueceu. E percebe que não viu os vídeos aulas. Para isso que serve o Mapa”, comentou Felipe, dizendo que todo estudante tem login e senha para fazer isso.

O aluno da 1ª Série B, Rayan Asfora, que é novato no GEO Tambaú, mostrou entusiasmo com o material e metodologia de ensino. “Dá vontade de aprender ainda mais. Vou até retirar meu Instagran da tela principal do meu celular e trazer o APP do AZ”, disse o estudante que, assim como seus colegas, quer ter um bom aprendizado e chegar a ter boa nota no ENEM, assim como a estudante Damirys de Fátima Maciel, aluna GEO Tambaú, que foi nota 1000 no Enem e que utilizou o método AZ ano passado. Inclusive, das 53 notas 1.000 na redação no ENEM no Brasil, este ano, cinco foram de estudantes que usaram material AZ, incluindo a aluna GEO, de João Pessoa.

O diretor do AZ, Felipe Sundin, reitera que esse resultado é maravilhoso, mostra o potencial do material e estimulo que ele dá aos alunos. “Estamos na expectativa agora do resultado do SISU, mas sabendo que nossas notas foram maravilhosas, tirando os destaques que são os 1.000, tivemos outras novecentos, oitocentos e alguma coisa também”, comentou Felipe, frisando que esse é o resultado de um conjunto de fatores, dentre eles o material disponível via app da rede AZ, mas também os podcats no Spotify, as vídeos-aulas (cerca de 40 mil disponíveis) e o próprio engajamento do professor na metodologia. “A professora de redação, por exemplo, Janaína, foi para o Rio para uma troca de experiência sobre o material”, explicou Felipe.

O diretor do GEO Tambaú, Danilo Abdala, diz que essa é uma metodologia inovadora, exclusiva do GEO em João Pessoa e que promove a individualização da aprendizagem, bem como a autonomia do aluno. “Ela favorece um aprendizado individualizado, autônomo. Cada aluno estuda conforme seu ritmo, a escolha de seu curso. Isso dá mais prazer. Muitas escolas tentaram fazer isso, mas somente nós conseguimos”, disse Danilo, lembrando que o método foi utilizado, de maneira pioneira na Paraíba, no ano passado, com alunos das 3ª series do Ensino Médio do colégio GEO Tambaú. Hoje, ela está disponível na escola para todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do EM. Um detalhe interessante é que o livro físico das disciplinas se reproduz digitalmente na plataforma e fica à disposição dos alunos ao toque de apenas um clique no celular.