Acontece no geo

Tudo que acontece no geo está aqui.
confira as últimas notícias.

Veja Mais
13 de janeiro de 2020

Professores do GEO Sul assistem palestra sobre a afetividade um importante componente no processo de ensino-aprendizagem

A afetividade vem da raiz afficere, que corresponde a afetar, fazer algo em prol de um ser ou de algo que nos tocou, afetou, interessou. Esse foi o tema de uma palestra que marcou o penúltimo dia de planejamento pedagógico do GEO Sul nesta sexta-feira (10).  A palestra foi da professora e psicopedagoga Maria Socorro Caju, […]

A afetividade vem da raiz afficere, que corresponde a afetar, fazer algo em prol de um ser ou de algo que nos tocou, afetou, interessou. Esse foi o tema de uma palestra que marcou o penúltimo dia de planejamento pedagógico do GEO Sul nesta sexta-feira (10).  A palestra foi da professora e psicopedagoga Maria Socorro Caju, que falou para todos os professores da escola como a afetividade influi no processo de ensino-aprendizagem. Sob o titulo “Afetividade, ensino e aprendizagem: Reflexões Docentes”, a palestrante destacou, porém, que o professor precisa cuidar de sua própria afetividade para “dar” ao seu aluno o que ele precisa. A semana pedagógica do Sul ainda será concluída na segunda-feira (13) com reunião da direção com a equipe de coordenadores.

Socorro começou sua apresentação com uma provocação: Nós cuidados dos outros, mas quem cuida de nós? A professora deu inúmeros exemplos de sala de aula e de reunião de pais e mestres que lançaram para os professores um desafio: o de cuidarem de seus afetos, do seu corpo e espírito para que possam “transbordar como leite”, ou seja, ter amor próprio significa ter amor o suficiente para poder “dar” aos outros. “Que pessoas estão ao nosso aguardo quando saímos da escola? Precisamos cuidar das nossas vidas também para que sejamos saudáveis emocionalmente também”, comentou ela, frisando que muito se fala que o professor precisa ser mais “afetivo” com seus alunos, mas esquecem que o professor precisar cuidar de sua vida pessoal e de si mesmo para se voltar às necessidades do seu aluno.

Assim, no decorrer de sua palestra, foram repassados exercícios que vão ajudar cada um em sala de aula, a exemplo da terapia do abraço. “A gente hoje não sabe mais abraçar. O abraço serve para que possamos sentir o batimento cardíaco um do outro. Quem tem feito isso aqui?”, provocou a professora.

Ao final da palestra, todos saíram satisfeitos e disseram que vão trabalhar as questões pontuadas pela psicopedagoga. “A palestra foi maravilhosa, de muito aprendizado. Uma coisa que me chamou a atenção foi a do equilíbrio do corpo. O exercício que ela  nos passou de unir as mãos para alcançar o pH ideal de nosso sangue”, frisou a Assistente de Ensino do Infantil V, Carla Patrícia.

Na segunda-feira (13) a equipe de direção se reunirá com a equipe de coordenadores para encerramento da Semana Pedagógica. Desde a última terça-feira (07) que o GEO Sul está realizando sua semana de planejamento pedagógico. Durante esses dias, os professores e direção alinharam o projeto pedagógico da escola e também fizeram treinamento para implantação em algumas turmas do material Ético. Em outras turmas foi feito o aprofundamento e consolidação do mesmo material didático que será usado em 2020.

Compartilhe esta notícia:

Trabalhe
Conosco

Facebook

Facebook

Youtube

Youtube

Instagram

Instagram

Fechar
Fechar AZ

GEO AGORA É AZ JOÃO PESSOA

Líder de aprovações no Rio de Janeiro agora na Paraíba

A escola contará com a mais moderna plataforma de ensino do país. Uma nova geração de escola com metodologia digital inovadora com foco na aprendizagem individualizada e na transformação digital em sua essência. Programa de educação socioemocional que ensina a estudar melhor com resultados comprovados nos mais concorridos vestibulares.

MATRÍCULAS ABERTAS!

AGENDE SUA VISITA