Acontece no geo

Tudo que acontece no geo está aqui.
confira as últimas notícias.

Veja Mais
09 de janeiro de 2020

Professores do GEO Sul aprendem sobre ferramentas inovadoras para incrementar aulas em todas as séries

Um dos desafios da educação, hoje, é o de formar sujeitos críticos, criativos e colaborativos. No entanto, a preocupação dos sistemas convencionais de ensino ainda tem sido focada no ato de enviar a mensagem aos aprendizes (aprendizado passivo) com palavras abstratas, que não produzem experiências internas, pelo contrário, dificultam o aprendizado. Mas, no GEO Sul é diferente, […]

Um dos desafios da educação, hoje, é o de formar sujeitos críticos, criativos e colaborativos. No entanto, a preocupação dos sistemas convencionais de ensino ainda tem sido focada no ato de enviar a mensagem aos aprendizes (aprendizado passivo) com palavras abstratas, que não produzem experiências internas, pelo contrário, dificultam o aprendizado. Mas, no GEO Sul é diferente, pois a escola já investe em profissionais que sabem se impor com outras ferramentas e ainda dispõem de suportes didáticos como jogos, vídeos, ilustrações e outras práticas que amplificam a capacidade de aproveitamento da proposta de ensino. Na manhã desta quinta-feira (09), o corpo docente da escola teve a oportunidade de conhecer o palestrante Walter Travassos, que é consultor de metodologias inovadoras para sala de aula.

O encontro aconteceu no final da Semana Pedagógica do GEO Sul e foi aberto pelo diretor da unidade, Roberto de Oliveira. Na ocasião, o dirigente afirmou que a intenção da palestra era o de pensar novas práticas para que o aluno tenha interesse em estar na sala de aula. “O aluno hoje é outro. É da geração virtual, ele reclama da monotonia da aula que é dada apenas com a canetinha escrevendo no quadro. Então vamos aprender algumas técnicas para tornar as aulas ainda mais interessantes. Essas aulas são as que marcam o aluno”, comentou Roberto.

Em seguida o palestrante iniciou sua exposição destacando que assim como na Idade Média usava-se carroça, carruagem para ter mobilidade urbana, hoje se anda de metrô, carro, ônibus. Mas, e as salas de aula? Elas continuam as mesmas? Não. E nem o professor é o mesmo. Então, é preciso mudar. Na oportunidade, Walter ensinou aos professores – da Educação Infantil até o Ensino Médio – algumas ferramentas como o QR Code (para colocar informações ali), Kanoot (jogo de questionários), o Kindle, o Quizlet. “Nós vamos aplicar em sala de aula e os alunos ficarão muito entusiasmados”, disse Walter, que ao final da explanação convidou os professores à prática e mostrou a como fazer o Quizlet em sala de aula.

Para Fábio Henrique, professor de ‘Ciências’ do Ensino Fundamental, a palestra foi espetacular, tendo em vista que ele é de outra geração de professores que precisam se adaptar aos novos recursos. “Para mim, essa é uma meta. Quero unir a experiência que tenho à prática tecnológica para deixar minhas aulas mais dinâmicas”, destacou ele.

O Quizlet é uma plataforma de estudos em geral que permite ler sobre português, história, ciências, entre outras disciplinas. Com ele, é possível criar seus próprios slides interativos com pergunta e resposta para ajudar na formação de vocabulário ou de informações sobre alguma disciplina, acessar outras pessoas, jogar jogos educativos e estudar idiomas online. “É hoje uma das maiores plataformas de estudos que se tem”, explicou Walter.

Ele também trouxe dados científicos de uma pesquisa na qual demonstrou o estímulo do aluno enquanto assiste a uma aula meramente expositiva e de aprendizado passivo. “É tão baixo quanto ver TV”, disse Walter. Isso acontece, explicou ele,  porque entre manter a atenção numa aula ou economizar energia para outras funções biológicas, por exemplo, o cérebro escolherá a segunda opção. Além disso, ele elimina estímulos repetitivos, portanto, professores com vozes constantes e aulas com o mesmo formato e sistema tendem a serem eliminados pelo cérebro como mecanismo de defesa.

Semana de Planejamento Pedagógico

Nesta sexta-feira (10), também no GEO Sul, acontecerá a palestra com a Profa. Socorro Caju, “Afetividade no Processo Ensino Aprendizagem”. O último dia da Semana Pedagógica será destinada a Apresentação do ‘Projeto Inteligências Sócioemocionais’ (Direção + Psicopedagoga + Orientadores), às 8h, e a realização de alinhamentos gerais e apresentação do Calendário 2020, às 10h.

Compartilhe esta notícia:

Trabalhe
Conosco

Facebook

Facebook

Youtube

Youtube

Instagram

Instagram

Fechar
Fechar

COMUNICADO

Prezados alunos, pais e responsáveis,

Pensando na sua segurança e no seu bem-estar, o Colégio GEO disponibilizou o atendimento on-line (chat) para os responsáveis financeiros através do Portal de sua Unidade.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

No portal, você tem acesso aos serviços de: pagamento de parcelas (vencidas e a vencer), declarações (Imposto de Renda e Recebimento total) e chat on-line para apoio e dúvidas referentes aos serviços financeiros.

Lembrando que, no portal, você pode realizar o pagamento do título no cartão de débito ou crédito. Outra opção é utilizar também o DDA (débito automático autorizado) do seu banco.

Atenciosamente,
A DIREÇÃO