09 de janeiro de 2020

Professores do GEO Sul aprendem sobre ferramentas inovadoras para incrementar aulas em todas as séries

Um dos desafios da educação, hoje, é o de formar sujeitos críticos, criativos e colaborativos. No entanto, a preocupação dos sistemas convencionais de ensino ainda tem sido focada no ato de enviar a mensagem aos aprendizes (aprendizado passivo) com palavras abstratas, que não produzem experiências internas, pelo contrário, dificultam o aprendizado. Mas, no GEO Sul é diferente, […]

Um dos desafios da educação, hoje, é o de formar sujeitos críticos, criativos e colaborativos. No entanto, a preocupação dos sistemas convencionais de ensino ainda tem sido focada no ato de enviar a mensagem aos aprendizes (aprendizado passivo) com palavras abstratas, que não produzem experiências internas, pelo contrário, dificultam o aprendizado. Mas, no GEO Sul é diferente, pois a escola já investe em profissionais que sabem se impor com outras ferramentas e ainda dispõem de suportes didáticos como jogos, vídeos, ilustrações e outras práticas que amplificam a capacidade de aproveitamento da proposta de ensino. Na manhã desta quinta-feira (09), o corpo docente da escola teve a oportunidade de conhecer o palestrante Walter Travassos, que é consultor de metodologias inovadoras para sala de aula.

O encontro aconteceu no final da Semana Pedagógica do GEO Sul e foi aberto pelo diretor da unidade, Roberto de Oliveira. Na ocasião, o dirigente afirmou que a intenção da palestra era o de pensar novas práticas para que o aluno tenha interesse em estar na sala de aula. “O aluno hoje é outro. É da geração virtual, ele reclama da monotonia da aula que é dada apenas com a canetinha escrevendo no quadro. Então vamos aprender algumas técnicas para tornar as aulas ainda mais interessantes. Essas aulas são as que marcam o aluno”, comentou Roberto.

Em seguida o palestrante iniciou sua exposição destacando que assim como na Idade Média usava-se carroça, carruagem para ter mobilidade urbana, hoje se anda de metrô, carro, ônibus. Mas, e as salas de aula? Elas continuam as mesmas? Não. E nem o professor é o mesmo. Então, é preciso mudar. Na oportunidade, Walter ensinou aos professores – da Educação Infantil até o Ensino Médio – algumas ferramentas como o QR Code (para colocar informações ali), Kanoot (jogo de questionários), o Kindle, o Quizlet. “Nós vamos aplicar em sala de aula e os alunos ficarão muito entusiasmados”, disse Walter, que ao final da explanação convidou os professores à prática e mostrou a como fazer o Quizlet em sala de aula.

Para Fábio Henrique, professor de ‘Ciências’ do Ensino Fundamental, a palestra foi espetacular, tendo em vista que ele é de outra geração de professores que precisam se adaptar aos novos recursos. “Para mim, essa é uma meta. Quero unir a experiência que tenho à prática tecnológica para deixar minhas aulas mais dinâmicas”, destacou ele.

O Quizlet é uma plataforma de estudos em geral que permite ler sobre português, história, ciências, entre outras disciplinas. Com ele, é possível criar seus próprios slides interativos com pergunta e resposta para ajudar na formação de vocabulário ou de informações sobre alguma disciplina, acessar outras pessoas, jogar jogos educativos e estudar idiomas online. “É hoje uma das maiores plataformas de estudos que se tem”, explicou Walter.

Ele também trouxe dados científicos de uma pesquisa na qual demonstrou o estímulo do aluno enquanto assiste a uma aula meramente expositiva e de aprendizado passivo. “É tão baixo quanto ver TV”, disse Walter. Isso acontece, explicou ele,  porque entre manter a atenção numa aula ou economizar energia para outras funções biológicas, por exemplo, o cérebro escolherá a segunda opção. Além disso, ele elimina estímulos repetitivos, portanto, professores com vozes constantes e aulas com o mesmo formato e sistema tendem a serem eliminados pelo cérebro como mecanismo de defesa.

Semana de Planejamento Pedagógico

Nesta sexta-feira (10), também no GEO Sul, acontecerá a palestra com a Profa. Socorro Caju, “Afetividade no Processo Ensino Aprendizagem”. O último dia da Semana Pedagógica será destinada a Apresentação do ‘Projeto Inteligências Sócioemocionais’ (Direção + Psicopedagoga + Orientadores), às 8h, e a realização de alinhamentos gerais e apresentação do Calendário 2020, às 10h.