07 de janeiro de 2020

GEO Sul inicia sua ‘Semana Pedagógica’ que vai treinar professores para uso de novo material didático

O GEO Sul deu início nesta terça-feira (07) às suas atividades de planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020. A ‘Semana Pedagógica’ começou com um café da manhã de recepção para os professores. Depois das boas-vindas, o corpo docente de cada segmento (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) foi encaminhado para receber treinamento para […]

O GEO Sul deu início nesta terça-feira (07) às suas atividades de planejamento pedagógico para o ano letivo de 2020. A ‘Semana Pedagógica’ começou com um café da manhã de recepção para os professores. Depois das boas-vindas, o corpo docente de cada segmento (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) foi encaminhado para receber treinamento para o uso do novo material didático nas salas de aula. A Educação Infantil é o único segmento que já trabalhou com o material do Sistema Ético e está no treinamento para o aprofundamento de conhecimento. Nesse primeiro momento, uma equipe de consultores do Ético apresentou o material aos docentes dos demais segmentos. Nesta quarta-feira (08) ainda acontece a implantação do material e a avaliação do encontro. A Semana só terá fim na segunda-feira (13) com a apresentação do calendário 2020.

O novo material didático, que inclusive está presente em mais de 500 escolas no Brasil, já havia sido testado pela Educação Infantil no ano passado e a experiência foi bastante positiva. São produtos e serviços extremamente eficientes, que apresentam uma qualidade editorial superior. Para a professora Aline Nóbrega, da Educação Infantil do GEO Sul, a expectativa para a semana é a melhor possível, tendo em vista que mesmo sem ter trabalhado com o material, ele já tem respaldo por diversas escolas no país. “Eu espero que ele seja facilitador da realidade”, comentou a professora durante o café da manhã na quadra da escola.

No início da apresentação do material, o professor Roberto de Oliveira, diretor do GEO Sul, disse que estava muito satisfeito de contar com a colaboração de seu corpo docente e destacou que o material já está todo atualizado, dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um dos assuntos mais falados ultimamente no setor da educação.  “Isso nos dá uma base curricular comum às escolas de todo o Brasil com uma grade de conteúdos fixos a serem estudados”, explicou o Professor Roberto. Na oportunidade, ele também apresentou a nova orientadora educacional do Ensino Fundamental, a professora Lis Gomes.

Na quarta-feira (08) o treinamento terá continuidade com a implantação do novo material para o Fundamental I e II e Ensino Médio e aprofundamento para a Educação Infantil. Além disso, os docentes desses segmentos estarão à disposição das Coordenações e Orientações para entrega dos materiais didáticos e início do planejamento. Na quinta-feira (09), às 8h, o público assistirá a uma palestra com Prof. Walter Travassos “Tecnologias para Sala de Aula”. Depois, às 9h, acontecerá uma Oficina de Construção de Quizzes com Quizlet e Kahoot com o professor Walter Travassos.

Já na sexta-feira (10) acontecerá a palestra com a professora. Socorro Caju, “Afetividade no Processo Ensino Aprendizagem”. O último dia da Semana Pedagógica será destinada a Apresentação do ‘Projeto Inteligências Sócioemocionais’ (Direção + Psicopedagoga + Orientadores), às 8h, e a realização de alinhamentos gerais e apresentação do Calendário 2020, às 10h.