19 de novembro de 2019

Alunos do GEO recebem medalhas de Ouro, Prata e Bronze em cerimônia de premiação da OPI em Campina Grande

Dezesseis alunos do GEO foram agraciados, na última segunda-feira (11), no Teatro Facisa, em Campina Grande, com medalhas de Ouro, Prata e Bronze da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). A cerimônia de premiação reuniu estudantes, familiares e representantes de diversas instituições de ensino da Paraíba. Um dos pontos altos da cerimônia foi a apresentação de fotos dos primeiros vencedores da OPI, dentre eles, dois ex-alunos GEO que hoje trabalham no Facebook e no Google. Além das 16 medalhas, outros sete alunos do GEO também receberam Honra ao Mérito.

A Olimpíada Paraibana de Informática – OPI é dividida em cinco categorias: Iniciação I e II, Programação, Avançado Jr. e Avançado Sênior, envolve alunos de instituições públicas e privadas. Ao todo, o GEO, em suas duas unidades, conquistou 16 medalhas, sendo três de Ouro, uma de Prata, 12 de Bronze, além de cinco certificações de Honra ao Mérito, de acordo com a organização da OPI, que fica a cargo do curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na categoria de Iniciação I, para alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, três alunos do GEO – Leticia Rocha de Almeida, Ana Louyse Maciel Batista e José Rodrigues da Silva Neto – ficaram com medalhas de bronze e dois alunos receberam Honra ao Mérito: Lívia Pessoa Lopes da Silva e Joao Rafael Ponciano da Costa.

Já na Iniciação II, 12 alunos saíram medalhistas, sendo dois (02) Ouros, para José Francisco Cruz e Samuel Victor Fernandes; um (01) Prata, para Matheus Moreira Brito Medeiros, e nove (09) Bronzes conquistados pelos alunos Mateus Farias de Oliveira, Livia Caroline dos Santos Carvalho, Elaine Regina Macedo Campelo Dias,  Rebeca Josita de Almeida Bezerra, Samuel Chaves Morais de Lima, Felipe Rodrigues Coelho, Pedro Henrique de Moura, Davi Riquelme Albuquerque dos Santos e Maria Eduarda Montenegro Tenório. Além disso, quatro alunos receberam Honra ao Mérito: Hilda Glicia Fonseca Fortes, Saulo Contreras de Assis, Joao Pedro Duarte Luna e Mariana Lucena Lins.

Na categoria Programação, Augusto Nunes Zacarias, aluno da 3ª Série do Ensino Médio do GEO Tambaú ganhou mais uma medalha de Ouro. Nessa modalidade, que reúne alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, a prova foi composta por desafios que envolvem conhecimento de técnicas básicas de programação, estrutura de dados e algoritmos.

Segundo o professor Paulo Henrique, responsável pelo projeto pedagógico das Olimpíadas do Conhecimento no GEO, a premiação foi muito bem organizada e transpareceu o foco essencial da competição que é o de valorização do conhecimento através do estímulo à prática científica. “Foi uma cerimônia muito bonita. Uma homenagem àqueles que venceram todos os desafios para chegar até à final”, comentou ele, destacando o incentivo dos organizadores também para a continuidade da caminhada até um futuro profissional pretendido. “Eles mostraram fotos de ex-alunos GEO que participaram da OPI e que hoje um está trabalhando no Google e o outro no Facebook. Isso é um incentivo importante para os alunos da nova geração de medalhistas olímpicos, não só na olímpiada de informática e programação, mas para todo e qualquer aluno”, avaliou Paulo Henrique.

Danilo Abdala, diretor do GEO Tambaú, afirmou que é sempre um orgulho encontrar jovens que superaram todos os desafios, sejam eles quais forem. “Perseguir um futuro de sucesso não é fácil. Essa caminhada é determinada pelo foco e pela determinação de cada um e ver esses jovens sendo premiados pelo seu esforço é algo que nos dá muito orgulho. Orgulho porque aqui no GEO eles têm nosso apoio e nosso incentivo, além de um aporte pedagógico importante. Esse é o nosso papel enquanto educadores. Então, o sucesso deles, é também o nosso sucesso. Parabéns a todos”, comentou o dirigente.