18 de novembro de 2019

Paraibanos que brilham e se destacam na natação

Os atletas de natação e alunos do GEO Túlio Gonçalves (6º ano) e Daniel Azevedo (9º ano) somam talento e disposição como destaques das piscinas paraibanas e acumulam medalhas por onde nadam. Daniel, inclusive, de apenas 14 anos, tem batidos seus próprios recordes e o resultado disso foi a sua convocação para integrar a equipe da Seleção Brasileira Escolar de 12-14 anos, no campeonato Sul-Americano, no Paraguai, que acontecerá em dezembro. Ele foi o único paraibano a ser chamado para a competição. Já Túlio, com 11 anos, venceu em primeiro lugar, no último dia 02, o Campeonato Paraibano de Piscina Curta, no SESI Prata, em Campina Grande, evento que contou com a participação de 180 atletas das categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Sênior de seis clubes da Paraíba.

No Campeonato Paraibano de Piscina Curta, promovido pela Federação de Esportes Aquáticos, os atletas competiram nas provas de 50m, 100m, 200m, 400m, e ainda no nado Costas, Peito, Livre, Medley e Borboleta. Além disso, também houve uma prova de revezamento 4x50m Livre. A grande diferença desse campeonato para os demais é que ele é feito por contagem de pontos, ou seja, por categorias e no somatório geral, o que possibilita aos clubes participantes vencer tanto em categorias específicas, como na classificação geral.

Túlio venceu em primeiro lugar nos 100m (01:14.44) e 400m Livre (05:42.60) e ainda nos 50m Peito (00:42.42). Além disso, ficou em segundo lugar nos 100m Medley (01:26.14). Um grande feito para um jovem de apenas 11 anos. Daniel Azevedo é outro atleta que se destaca nas piscinas. Somente esse ano, o atleta levou medalhas de Ouro, Prata e Bronze de todos os campeonatos dos quais participou, dentre eles o Campeonato Brasileiro de Inverno Troféu Ruben Dinard e o seu primeiro internacional na XXXIX Copa Pacífico de Natação 2019, no Peru. Agora, ele vai integrar a equipe da Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano, no Paraguai.

Convite para a Seleção Brasileira

O convite surgiu enquanto Daniel participava do Campeonato Internacional Infantil e Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina 2019-, em Mococa, no interior de São Paulo, nos dias 10, 11 e 12 de outubro. Lá, ele conquistou a medalha de Prata nos 100m Costas, com o tempo de 1.01.41, um resultado extraordinário no torneio, considerado de base na natação do Brasil. Daniel Azevedo será o único paraibano a integrar a Seleção Brasileira escolar 12-14 anos no Paraguai, em dezembro.

A notícia do desempenho de Túlio e Daniel foi recebida com muito entusiasmo pelos colegas de sala, professores e direção do GEO. Para o diretor Danilo Abdala, a vitória é sinônimo de muita renúncia, foco e disciplina. “Essas conquistas devem ser exaltadas e comemoradas, pois além de atletas dedicados, eles não esquecem que tem que mostrar resultados positivos nos estudos. Sabemos do foco de cada um e tentamos apoiá-los sempre para que alcancem o sucesso. São exemplos para todos, pois têm uma rotina pesada de treinos e de aulas, que lhes exigem muita responsabilidade mesmo sejam ainda muito jovens”, disse o diretor.