18 de novembro de 2019

Capricho e entusiasmo de alunos e professores marcaram a edição 2019 da SAC do GEO Sul

Um dia de muito aprendizado, com alunos sendo professores e cheios de entusiasmo por poderem expressar sua criação artística, cultural e científica. Foi assim a SAC – SEB Arte e Cultura do GEO Sul durante todo esse dia 14 de novembro. Por lá, estima-se que passaram cerca de 4 mil pessoas durante todo o dia, entre alunos, pais e visitantes que foram prestigiar o evento que teve dinâmicas interdisciplinares, exposições, palestra, apresentações musicais, teatrais e de dança, entre outros momentos de muita construção do saber desde a criatividade das decorações até a apresentação de informações e a eloquência dos alunos. Tudo foi surpreendente, rico, lúdico e enriquecedor.

Foi o que disse os avós de Sarah Silva, do 7ºD, que apresentou “Avanços da tecnologia Espacial (NASA)”. “É impressionante. Essas ações são aquelas que estimulam cada vez mais os jovens para que eles possam conhecer o que a produção científica, a arte e a cultura de nosso povo. O GEO está de parabéns”, disse o avó de Sarah, Alfeu Júnior, acompanhado pela esposa e avó de Sarah, Maria José Sousa e o primo da Sarah, Arthur, que foi como visitante também.

E as experiências foram diversas. Em cada sala, diversas opções de descobertas e sempre um show de criatividade. No corredor do Ensino Infantil, por exemplo, as turmas foram orientadas para que trabalhassem com o tema “Geozinho descobrindo o Brasil”. Assim, cada sala ficou com uma região, sendo o Infantil II responsável por apresentar a região Norte; o Infantil III, o Centro-Oeste; o Infantil IV, a região Sul; o Infantil V, a região Sudeste; e o 1º ano do Fundamental, a região Nordeste.

Todas elas se utilizaram de uma metodologia similar que encantou a todos. Cada criança ficou responsável por falar com pouco sobre um elemento característico da região. A turma do Infantil 4, por exemplo, que trabalhou a região Sul, falou sobre o fandango e as araucárias do Paraná, além de outras belezas como o conjunto de quedas d`água em Foz do Iguaçu. A mãe de Beatriz, do Infantil 4, Aliene Pontes, disse ter ficado muito feliz com a apresentação. “Foi a primeira vez que participei da SAC e achei linda. Incrível as crianças sendo propagadoras de informações, falando sobre assuntos tão complexos com tanta desenvoltura e entusiasmo”, disse Aliene.

No ambiente do Fundamental I, quem adentrou foi recebido com o tema “Geozinho descobrindo o Brasil” e uma decoração que fez com que o visitante se sentisse em uma floresta. Mas, isso foi para denotar o quanto nosso país, que é tropical, também é rico em flora. Em cada sala, uma região. Os 2º anos ficaram com a região Sudeste e escolheu o estado do Rio de Janeiro – RJ para representar. Os 3º anos trouxeram informações sobre o Centro-Oeste, colocando em evidência a região do Pantanal. Os 4º anos ficaram incumbidos de apresentar a região Sul, trazendo a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, como sua representante. E, os 5º anos apresentaram o Nordeste ao público.

Francisco Félix da Silva, pai de Francisco Félix Neto, do 3º Ano, disse que a iniciativa do GEO era de extrema importância para o desenvolvimento intelectual dos alunos. “Meu filho estudou sobre o Pantanal e fez uma linda apresentação. Confeccionou bichos nativos da região e aprendeu sobre muita coisa de lá. Essa é uma oportunidade única para os alunos e para os pais, que ficam orgulhosos demais”, comentou ele.

Já as turmas do Fundamental II trabalharam assuntos atuais que envolvem o dia a dia do século XXI sob o tema “Despertar para um Futuro Inovador”. Assim, tiveram temas variados sobre Literatura; Amazônia; Empresas Startups; Cidadania Solidária; Mito e Cavalaria no Período Medieval, dentre outros. Como o tema da 8ºA, que falou sobre Necrotério e foi muito bem visitada. Na ocasião, os alunos explicaram como surgiu a prática através de painéis e anatomia. O 7ºD também foi um dos chamaram atenção com “Avanços da tecnologia Espacial (NASA)”, bem como o 8ºD, que trouxe a Poluição e Aquecimento Global montando um local com muita folha seca e gelo seco para ilustrar a dificuldade de se viver em um ambiente poluído.

O Ensino Médio participou da SAC do GEO Sul com suas 1ª e 2ª Séries. Os temas trabalhados foram desde sonhos, até música, passando pela química, a radiação, dentre outros, como as tecnologias de tratamento do Câncer e a evolução da agricultura. Na apresentação do 2ºD, os alunos deram um show em conhecimento sobre Música. Na ocasião, eles mostraram ao público as diversas aplicações da música, desde o entretenimento até à terapia.

José Walquer, pai de Walquer Rafael, do 2ºD, que está no GEO desde o Ensino Fundamental, não perdeu a oportunidade de prestigiar o filho e os amigos dele na SAC. “Foi muito boa a apresentação. Eles falaram de coisas que eu passei a compreender melhor agora, como por exemplo, o modo como o cérebro reage à música”, comentou.

O professor Roberto de Oliveira, diretor da unidade do GEO Sul,  estava radiante com o sucesso da SAC, tendo em vista o capricho dos alunos nas pesquisas, na decoração dos ambientes e nas apresentações dos temas abordados. “Por aqui passaram tranquilamente, uma média de quatro mil pessoas, desde de manhã até agora, final de tarde. Muitos vieram elogiar, dizer o que apreenderam. Isso é muito gratificante porque aqui aprendem os alunos, aprendemos nós professores e também os pais e visitantes. Estão todos sairemos daqui hoje com mais conhecimento, com novas informações e, portanto, melhor informados. Quero agradecer o empenho de todos que participaram da SAC, especialmente, os nossos alunos que foram brilhantes e estavam vibrantes e as pessoas que vieram prestigiá-los. Foi gratificante ver o entusiasmo e a riqueza de conhecimentos partilhados durante todo o dia”, destacou o professor Roberto.

Entre em contato com:

ELIANE SOBRAL