25 de outubro de 2019

Alunos do GEO participam de três Olimpíadas do Conhecimento neste sábado dentre elas, a fase Nacional da OBF, em Araruna

Quase 200 alunos do GEO participarão de fases importantes de três Olimpíadas do Conhecimento neste sábado (26). Trata-se da primeira fase da Olimpíada Pessoense de Matemática – OPM, que vai acontecer na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no campus João Pessoa, das 9h às 12h; da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química – OBQ, que acontecerá, pela manhã, em Cabedelo, no campus do Instituto Federal da Paraíba – IFPB; e a terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Física – OBF, que vai acontecer na cidade de Araruna, a partir das 13h. Só para a Olimpíada Pessoense de Matemática – OPM, na UFPB, participarão 90 alunos do GEO, sendo 45 do GEO Sul e 45 do GEO Tambaú.

Para a competição de Matemática, o GEO montará uma estrutura exclusiva com uma tenda e quatro professores da disciplina e um auxiliar para tirar dúvidas do aluno antes da prova. A estrutura ficará em frente à UFPB. Lá a prova terá início às 9h e é direcionada a estudantes do 6º ano do Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Segundo o professor Paulo Henrique, coordenador do projeto de Olimpíadas do Conhecimento no GEO, mais de mil alunos de diversas escolas da Paraíba estão inscritos para essa etapa da OPM.

No mesmo dia, em Cabedelo, acontecerá a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química – OBQ. Dela participam 39 alunos do GEO Sul e 17 do GEO Tambaú, totalizando 56 estudantes. Essa é uma fase já mais elaborada e demandará mais dos participantes. A segunda fase da OBQ corresponde à etapa estadual da competição. Ela será realizada a partir das 8h, no IFPB de Cabedelo.

Chance de Ouro na OBF

Já a Olimpíada Brasileira de Física – OBF realizará a sua terceira fase – a Nacional, e acontecerá na cidade de Araruna, na sede da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Dela participarão oito alunos, sendo cinco do GEO Sul e três do GEO Tambaú. Um ônibus sairá de João Pessoa, às 5h, deste sábado (26) com os alunos e professores.

O professor Paulo Henrique, que também é o docente de Física do GEO, está à frente da conquista dos alunos junto ao professor Sandro Marques. Os dois, como professores da disciplina, estimularam seus alunos, que hoje estão na etapa final da OBF. “A expectativa é alta em trazermos alguma medalha em nível nacional. Tivemos o aluno Augusto, do terceiro ano do GEO Tambaú que fez a segunda fase e tirou 70 pontos, que é uma excelente nota. Aliás, todos os alunos que estão indo são excelentes e estão bem preparados”, avalia o professor Paulo Henrique.

Ele destacou que boa parte dos alunos que está na OBF também estava inscrita nas demais olimpíadas, mas tiveram que escolher. “Eles optaram pela física por se tratar de uma terceira e última fase, ou seja, essa pode já lhes render uma premiação a nível nacional”, disse o professor, ressaltando o comprometimento dos estudantes. Concluída a última fase da OBF em Araruna, será o momento do grupo se confraternizar. Assim, está programado para todos irem a um rodízio de pizza para relaxar e comemorar a chegada à final da OBF. Depois é aguardar os resultados!