22 de outubro de 2019

GEO Sul reúne alunos que estão prestes a fazer a prova do ENEM em meio a um café da manhã

Acolher os alunos é um dos princípios básicos da educação do GEO e, pensando em tranquilizá-los nesse momento que antecede as provas do Exame Nacional o Ensino Médio – ENEM, a equipe gestora, pedagógica e professores do GEO Sul propuseram aos alunos um momento diferente, na manhã desta quinta-feira (17). O colégio recebeu os alunos das 3ª séries do Ensino Médio para um Café da Manhã Solidário. O projeto tem o intuito de preparar emocionalmente os alunos para o dia D, que acontece nos dias 03 e 10 de novembro. Na ocasião, muita descontração e sorrisos, tudo regado a sucos de frutas, bolos e sanduíches. Na próxima quarta-feira (23), os alunos terão outra atividade, desta vez, uma conversa com um psicólogo e receberão mensagens de apoio de seus professores. Na semana que antecede ao ENEM, também haverá um momento de relaxamento.

O professor Roberto de Oliveira, diretor geral do GEO Sul, explicou que esse é um período de muita expectativa para quem vai realizar o ENEM e, por isso, o GEO formulou um projeto direcionado a aproximar alunos e professores, mostrando aos estudantes o quanto eles são especiais para seus educadores e o quanto o colégio compreende a tensão pela qual eles passam. Durante o café da manhã, o diretor fez questão de tranquilizar a todos dizendo o quanto que eles estão preparados para o ENEM.

“Esse é um momento de muita tensão, preocupação, cobranças, choros, desânimos em função das semanas que antecedem o ENEM. Nossas turmas são muito queridas por todos nós, educadores. Temos alunos que cresceram na nossa escola e agora, com muito foco no ENEM e precisam de um momento desses para que se distraíssem, conversassem um pouco”, explicou o diretor Roberto.

Durante o evento, que contou também com a participação dos professores Antônio Trevisol, Supervisor Pedagógico; do professor Arquimedes, Coordenador Pedagógico; e da Assistente Valéria, o professor Roberto falou sobre o encerramento do Ensino Médio e parabenizou a todos pela trajetória até ali. “Eles estão concluindo um ciclo que é o da Educação Básica e vão agora rumo à outra jornada em busca de conhecimento e da aprendizagem. É um momento de curiosidade, de escolhas e também de muita expectativa. Mas, com vocês também deve estar a convicção de que vão enxergar lá fora muito do que aprenderam aqui”, disse Roberto.

Para o Supervisor Pedagógico, Antônio Trevisol, o café da manhã foi um momento de partilha e estreitamento de laços. “Foi um momento compartilhado por alunos, professores e gestores. O momento de estreitar laços, trabalhar a solidariedade, o sentimento de partilha e de comemorar o final de mais um ciclo em suas vidas”, comentou Trevisol.

Na próxima semana, haverá outro momento onde os alunos serão recebidos por um psicólogo, que também é professor para uma conversa sobre o momento da vida em que estão. Na oportunidade, eles receberão mensagens de professores e da direção do colégio, que montaram um material especial para eles. Já na última semana do mês de outubro, bem pertinho do ENEM, os alunos do 3º ano passarão por um momento especial de relaxamento. A ideia é que eles cheguem à prova do ENEM menos tensos e mais confiantes no trabalho que foi feito durante todo o ano. “A prova do ENEM é um teste que requer preparo emocional e físico, porque são muitas horas de prova”, comentou Roberto.

Vale salientar que é o próprio diretor e sua equipe que servem aos alunos com sucos, café, bolos e sanduiche. Essa é uma prática que o professor Roberto também realiza nas turmas do Ensino Fundamental com o intuito de se aproximar das crianças e elogiar seus esforços em sala de aula. “O café é solidário, ou seja, tratamos do tema mostrando que devemos auxiliar, defender ou acompanhar as pessoas que precisam. No nosso caso, também devemos compartilhar conhecimento. Então, aproveito para estimular os alunos a ajudarem os colegas que, por alguma dificuldade, estejam com dúvidas em alguma disciplina”, explicou o professor.