22 de outubro de 2019

Estudantes do GEO fazem incursão no bioma da Caatinga e conhecem um pouco mais sobre a diversidade biogeográfica da região

O Parque Estadual da Pedra da Boca, no município de Araruna, foi palco de mais uma aula de campo para os alunos da 3ª série do colégio GEO Tambaú e Sul, neste último sábado (19). Facilitadora da aprendizagem, a aula de campo foi uma verdadeira entrega de professores e alunos para a construção do conhecimento. Como o Parque representa o bioma da caatinga, só que com formações rochosas que lhe dão um aspecto bem único, foi uma ótima oportunidade para se trabalhar as disciplinas de Biologia, Geografia e até História, com quase 70 alunos que participaram da atividade. Os estudantes saíram pela manhã e só retornaram à noite.

Segundo o professor de Biologia, Trajano Júnior, que acompanhou os alunos junto com o professor de Geografia, Thomaz; e o coordenador do Ensino Médio do GEO Sul, Arquimedes Silva, os alunos aproveitaram bastante a aula. Como o Parque da Pedra da Boca está situado numa zona de transição entre as Serras de Araruna e da Confusão, e tem a Pedra da Boca, uma formação rochosa de, aproximadamente, 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada por séculos de erosão, o grupo teve muito a explorar no local referente às abordagens sobre a fauna, flora, relevo, e também da história da Pedra um dos principais pontos de turismo ecológico da Paraíba.

“Os alunos tiveram uma atividade interdisciplinar maravilhosa e estavam muito satisfeitos com o passeio. Tiraram muitas fotos também. São alunos muito empenhados nos estudos”, comentou Trajano, elogiando o grupo, que também fará o Exame Nacional do Ensino Médio agora, em novembro, e já estão afiados nas disciplinas. Além da aula, os estudantes também puderam fazer trilhas na Pedra da Boca e Rapel. Do alto da formação rochosa da Pedra, eles visualizaram e fixaram conhecimentos que não poderiam ser identificados ou compreendidos apenas com leituras em sala de aula. Tudo isso foi agendado previamente com os guias turísticos e instrutores para que os alunos tivessem a segurança necessária.

Sobre o Parque da Pedra da Boca

O Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB) está localizado ao norte do município paraibano de Araruna. Situa‐se em zona de Caatinga, no Planalto da Borborema, na Mesorregião Geográfica do Agreste Paraibano e na Microrregião do Curimataú Oriental.