Acontece no geo

Tudo que acontece no geo está aqui.
confira as últimas notícias.

Veja Mais
23 de setembro de 2019

Colégio de João Pessoa possibilita que alunos da 3ª série conversem com profissionais de várias carreiras e conheçam detalhes de cada uma delas

            Com uma enorme variedade de cursos universitários e profissões hoje existentes no mercado, é mais que natural chegar na reta final do Ensino Médio e ainda não saber o que fazer ou estar em dúvida sobre a profissão que se quer exercer. Pensando em contribuir com aqueles alunos que ainda estão em dúvida sobre que carreira seguir, o colégio GEO coloca em prática, desde 2006, um projeto chamado “GEO Profissões”, uma ação em que o colégio convida profissionais de várias áreas para falar sobre o curso, carreira e rotina de trabalho de cada uma delas para alunos das 3ª séries. Este ano, a edição do evento acontece de 17 a 30 de setembro, no GEO Tambaú, e nos dias 24 e 25 de setembro, no GEO Sul.

           Em 2019, as dez profissões que mais aparecem no interesse dos alunos GEO são Medicina Veterinária, Direito, Medicina, Jornalismo, Ciências da Computação, Curso de Formação de Oficiais (CFO), Odontologia, Psicologia, Biomedicina e Fisioterapia. A oportunidade é perfeita para que os jovens estudantes da 3ª série, do Ensino Médio possam esclarecer suas dúvidas, principalmente, quanto à diferença entre cursos, grade de disciplinas, mercado de trabalho, etc.

            O coordenador pedagógico do Ensino Médio do GEO Tambaú, André Luiz, explicou que a escola realiza duas pesquisas entre os alunos: uma no início do ano e outra no início do segundo semestre para saber que áreas e cursos estão sendo mais procurados por eles. “De Janeiro a junho fazemos uma pesquisa e, no início do segundo semestre fazemos outra para ver se os alunos declinaram de alguma profissão e para ver se aumentou a decisão para uma outra”, comentou André, frisando que, mesmo assim, muitos ainda mantinham dúvidas e, por isso, o GEO implantou o projeto e hoje utiliza a pesquisa para reunir informações sobre as profissões mais procuradas pelos seus alunos.

            As palestras no GEO Tambaú são realizadas no primeiro horário e duram, em média, uma hora. No primeiro dia, 17, os alunos receberam o Dr. Giordano Leite Dias, médico ginecologista e obstetra. No segundo dia, 18, foi a vez de quem se interessa no Curso de Formação de Oficiais (CFO), assistir à palestra do Coronel Ronildo Souza, Diretor do Centro de Formação. Já no dia 19, quem deu a palestra foi o Juiz de Direito, Hermance Gomes. Nesta sexta-feira (20), foi a vez da jornalista e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sandra Moura, que foi vice-presidente da Associação Paraíba de Imprensa (API), falar sobre a rotina de jornalista.

            Na próxima semana as palestras continuam com profissionais de Odontologia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, dentre outros. “Não informamos ao aluno qual o palestrante do dia. É sempre uma surpresa, para criar uma expectativa para que todos participem a palestra”, disse o coordenador. No final da apresentação do profissional, é aberto um espaço para perguntas a fim de que os alunos explorem as informações de cada profissional.

Programação GEO Sul

            De acordo com o cronograma, os alunos do GEO Sul terão dois dias de evento para aproveitar o encontro com os profissionais. Na próxima terça-feira (24), as atividades acontecerão pela manhã, com a visita de representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na ocasião, a Profa. Dra. Jákina Guimarães Vieira Gutemberg dará uma palestra e desenvolverá outras ações dentro da linha de seu projeto de extensão “O ensino e a aprendizagem significativa da anatomia no conhecimento de habilidades e competências profissionais”.

            Ainda no dia 24, na parte da tarde, os alunos terão um encontro com estudantes de graduação de Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Psicologia, Biomedicina e Fisioterapia. Na quarta- feira (25), no turno da tarde, outros profissionais integrados a uma faculdade da área de saúde estarão no GEO Sul. O orientador educacional do Ensino Médio do GEO Sul, Cláudio Campos, afirmou que esse será um momento muito importante para os alunos do GEO, já que nesta ocasião eles conhecerão as experiências e a vivência do curso que pretende cursar. “Como muitos ainda têm dúvidas, inclusive tem gente que está dividido entre duas carreiras, esse momento é ideal para definir com propriedade, já que está conhecendo como é a vida do profissional da sua possível profissão com quem desempenha o papel no día a dia”, comentou Cláudio.

Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Imprensa

Entre em contato com:

RAMON NASCIMENTO
odlinari.silva@sebsa.com.br

Trabalhe
Conosco

Facebook

Facebook

Twitter

Twitter

Youtube

Youtube

Fechar