05 de setembro de 2019

Jogos internos do GEO começam na próxima semana com inovações que visam o bem estar e o aprendizado do aluno

As duas unidades do Colégio GEO, Tambaú e Sul, vão dar início aos seus Jogos Internos neste mês de setembro.  Com o tema ‘Harmonia, Sustentabilidade e Paz’, o evento traz um formato diferente dos anos anteriores. Nesta edição, está sendo aplicada uma concepção mais alinhada ao bem estar dos alunos, com uma visão mais clínica do esporte, pensando, principalmente, no esforço dos alunos durante as competições e que nem sempre tem condicionamento físico para isso. Também este ano, a proposta pedagógica do GEO é trabalhar a lógica Flair Play, já aplicada nos Jogos Olímpicos brasileiros e que se traduz em um comportamento mais educativo, orientado para as condutas cordiais e de respeito ao time adversário.

A abertura dos Jogos Internos seguirá em dias distintos conforme a unidade do GEO e as turmas de cada nível de ensino. A primeira a abrir a temporada das competições será a unidade Sul, que fará a solenidade de abertura dos Jogos Internos das turmas do Ensino Fundamental I na próxima sexta-feira (06), às 19h, na quadra da escola, no bairro dos Bancários. No dia 12 de setembro, também às 19h, acontecerá a solenidade de abertura dos Jogos Internos das turmas do Fundamental II e do Ensino Médio do GEO Sul.

Já a unidade do GEO Tambaú está com o evento marcado para a próxima segunda-feira (09) para as turmas do Ensino Fundamental I. A solenidade acontecerá a partir das 19h, na quadra desportiva da unidade. As turmas do Fundamental II e do Ensino Médio terão seus jogos abertos no dia 13 de setembro também às 19h, no mesmo local. Em todos os momentos de abertura dos jogos, o roteiro será o mesmo nas duas unidades.

A solenidade de abertura de cada grau de ensino (Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio) terá início com o desfile de todas as equipes participantes dos Jogos Internos conforme sua unidade. Em seguida, o público ouvirá as palavras dos diretores Roberto de Oliveira, do GEO Sul e Danilo Abdala, do GEO Tambaú. Dando sequência ao roteiro, a professora Rita Spinelli fará uma apresentação de dança. Depois, acontecerá o acendimento da pira de fogo dos Jogos Internos. Essa etapa da abertura é feita por um aluno. Posteriormente, acontecerá o juramento do atleta, também feito por um aluno e finalmente será feito o juramento da arbitragem.

Uma novidade esse ano é que na abertura dos Jogos Internos das turmas do Fundamental I já ocorrerá a primeira disputa da competição: o jogo será do 4º ano contra o 5º na modalidade que será escolhida. Vale frisar que os Jogos Internos do GEO contemplam as quatro modalidades in door: Basquete, Vôlei, Futsal e Handebol.

Mudanças para o aprendizado e bem estar físico do aluno

Em falar com novidade, o Educador Físico do GEO, Paulo Rosendo, explicou que este ano foram feitas muitas mudanças na competição. Ele destacou que uma abordagem pedagógica que será trabalhada no evento é fair play. “Essa é uma lógica que deve ser trabalhada sempre em jogos escolares. Os alunos devem aprender a serem bons competidores, aceitando a derrota e sendo corteses com o oponente. As medidas deveriam ser sempre dar a mão ao finalizar o jogo, reconhecer a falta e se desculpar, atender ao jogador caído e ganhar de forma honrosa”, disse o professor.

Além disso, pensando na saúde dos alunos que nem sempre são atletas ou tem algum envolvimento com o esporte, o GEO terá à sua disposição uma equipe de Bombeiros nas duas unidades durante a realização dos jogos. “É importante porque sabemos que temos alunos sedentários e que neste momento, como é um evento que envolve a todos, eles participam e podem se esforçar demais. Assim, achamos melhor ter esse suporte”, ressaltou Rosendo.

Outra medida tomada pela escola é distribuir os jogos de forma que eles não “pesem” tanto para o aluno. Por exemplo, cada modalidade terá um dia de jogo e as decisões não serão seguidas, ou seja, o aluno terá tempo para descansar. “O aluno não precisará sair de um jogo de futebol e correr para um de handebol, por exemplo. Isso foi muito bom”, comentou.

A arbitragem dos jogos será feita por árbitros de carreira também, contatados através da federação de cada modalidade esportiva dos Jogos Internos do GEO. Os jogos acontecerão nos mesmos dias nas duas unidades do GEO conforme o grau de ensino. Eles terão início já na segunda-feira (09) com as turmas do Fundamental I.

Tabela de Dias de Jogos

GEO Sul e Tambaú

Fundamental I – dias 09, 10, 12 e 13 de setembro;

Fundamental II – dias 26, 27, 30 de setembro e 02 de outubro;

Ensino Médio – dias 17, 18, 24 e 25 de setembro.