21 de agosto de 2019

Lousas Digitais instaladas em todas as salas do colégio GEO tornam as aulas mais interativas e com altíssima qualidade de conteúdo

Hoje, crianças e adolescentes têm cada vez mais contato com computadores, tablets, e toda a tecnologia avançada de TVs e celulares. Diante desse contexto, uma coisa é certa: se as escolas não acompanharem essas mudanças, a tendência é que elas se tornem obsoletas e desinteressantes para o aluno atual. E é nesse momento que vem a pergunta: como prender a atenção do estudante quando ele tem internet ao seu redor 24 horas de seu dia? Para acompanhar essa evolução tecnológica, o GEO apostou na instalação de lousas digitais em todas as suas salas de aula. O resultado é um ambiente mais interativo, com aulas mais dinâmicase também mais rápidas, possibilitando ao professor transmitir um número maior de conteúdo, de uma forma mais interessante. O GEO é a única escola da Paraíba a disponibilizar esse equipamento em todas as suas salas de aula.

A professora do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, Luciana Figueiredo, uma das maiores entusiastas do projeto no GEO, afirma que desde a sua instalação, a lousa digital modificou para melhor a relação dela, o quadro e o seu alunado. Ela explica que a fermenta permitiu que ela criasse aulas de alto impacto visual, acessasse conteúdo de alta qualidade e conseguisse envolver os alunos nas aulas. “Esse foi um excelente investimento do GEO João Pessoa. A lousa foi criada com recursos que auxiliam o docente na criação de aulas, o que me ajudou na inserção de expressões matemáticas com o uso da Paleta Interativa e seus múltiplos recursos, desenhos com auxílio de transferidor e réguas digitais, imagens, conteúdos multimídias, objetos 3D, bem como o reconhecimento de gestos (touch)”, comentou.

Luciana explica também que como professora de história, matemática e geografia, a ferramenta e os softwares já instalados possibilitam uma variedade de ações em sala de aula. “As ferramentas da lousa digital me deram total liberdade para trabalhar em qualquer janela do sistema operacional, tais como Power Point, navegadores de internet, leitores de PDF, etc. Muitas funções favoreceram os alunos e o professor como tais como ferramentas de escrita, de desenho, de gráficos, de matemática, reconhecimento de escrita, gravação de áudio, vídeo player, gravação de página”, lista a professora.

No ano passado, ela foi convidada a gravar um depoimento para o site da MovPlan, empresa fornecedora do produto ‘Lousa Digital Quadriline’ que o GEO utiliza. Ela defendeu que com a lousa, um professor pode ir bem mais além. “Com apenas uma Lousa Digital Quadriline, um computador e um projetor, posso transformar vidas”, destaca ela

O professor Roberto de Oliveira, diretor do GEO, afirma que os alunos estão vivenciando “uma nova realidade do ensino-aprendizagem”. Segundo ele, é preciso reconhecer a influência que a tecnologia exerce sobre o comportamento e a vida de milhares de crianças e jovens nos dias atuais. “São o que chamamos de nativos digitais e eles podem ter dificuldade em se concentrar em aulas meramente tradicionais. Então, temos que inovar e o GEO está fazendo isso com maestria não só com as ferramentas, mas com professores que abraçam a ideia e entram em sinergia com os recursos tecnológicos que a lousa disponibiliza”, afirma o professor Roberto.

Vale salientar que a lousa digital também tem se mostrado eficiente para pessoas com limitações físicas, pois permite, por exemplo, que um aluno consiga brincar, jogar e pintar mesmo com atividade motora comprometida, pois a lousa é sensível ao toque. O aluno que não possui habilidade de escrever, por exemplo, pode apenas tocar, ou seja, a ferramenta também é um importante passo para a inclusão desses estudantes.