20 de agosto de 2019

Atleta paraibano se destaca em campeonato de natação em piscina longa e vence todas as provas individuais que disputou

Está virando lugar comum os bons resultados obtidos pelo atleta paraibano Daniel Azevedo Macena Gomes nas provas de natação que ele disputa, seja em campeonatos locais, regionais, nacionais ou internacionais. O mais novo feito deste jovem estudante, aluno do 9º ano do GEO Tambaú que, com apenas 14 anos de idade, já tem um histórico de provas e vitórias considerável, foi vencer em todas as provas que disputou no campeonato Paraibano de Natação de Piscina Longa, realizado neste último final de semana, na Vila Paraíba, em João Pessoa.

Daniel sagrou-se campeão paraibano da prova nas modalidades 50, 100 e 200 metros Costas, nos 200 e 400 Medley, nos 100 metros Peito e ainda nos 100 metros Livres e ainda conseguiu também quebrar dois recordes de categoria nos 400 Medley e 50 Costas, com os tempos de 5,14,31 e 30,36, respectivamente. Esse ano, conquistou três medalhas de ouro, prata e bronze, no “brasileirão” de Natação, nas três modalidades das quais participou. A vitória do jovem fez história no esporte da Paraíba em número de medalhas em uma única competição. Ele também ganhou o primeiro prêmio ‘Esporte Escolar da Paraíba 2018’, representando o GEO nos Jogos Escolares da PB.

Há alguns anos não se via na natação paraibana grandes apostas. O esporte ocupava um lugar discreto em competições nacionais, tendo em vista a falta de tradição em nossas piscinas.  Até surgir Daniel. Com ele, um novo caminho se abre e a Paraíba volta ao centro das atenções com atletas que só esperavam uma chance para entrar nos circuitos das competições de grande porte, sejam elas nacionais ou internacionais. É o caso de Daniel Macena, um atleta que não mede esforços para conciliar sua rotina de estudante e nadador.

Todos os dias, Daniel acorda cedo, vai para a escola, à tarde tem aulas de inglês, e no final da tarde, das 17h30 e até às 21h, ele fica no treino. Essa rotina é de segunda a sábado. Nas terças e quintas ele tem o que chamam de ‘dobrado’, ou seja, vai para o treino às 5h da manhã e só sai às 6h30, indo direto para a escola. Como se vê, as medalhas não são o acaso, mas a consequência de muita obstinação, garra, treino, foco e talento!