31 de julho de 2019

Colégio GEO valoriza processo ensino-aprendizagem com projeto pedagógico que transforma alunos em monitores

Ao observarmos qualquer turma de Ensino Médio em qualquer escola brasileira, identificaremos alunos que gostam das disciplinas de exatas, outros que gostam de disciplinas humanas e outros que gostam de todas as disciplinas.  Encontramos alunos que têm dificuldades em algumas disciplinas e a disciplina que se tornou mito de dificuldade para os alunos do Ensino […]

Ao observarmos qualquer turma de Ensino Médio em qualquer escola brasileira, identificaremos alunos que gostam das disciplinas de exatas, outros que gostam de disciplinas humanas e outros que gostam de todas as disciplinas.  Encontramos alunos que têm dificuldades em algumas disciplinas e a disciplina que se tornou mito de dificuldade para os alunos do Ensino Médio é a Matemática. Nesse sentido, a escola oferecer apoio especial dos professores para poderem resgatar esses alunos é de suma importância, mas, o Colégio GEO, além de oferecer esse apoio, motiva os bons alunos a ajudarem os alunos com mais dificuldade através de um projeto denominado “Monitoria aluno-aluno”.

Um dos grandes desafios dos educadores é justamente lidar com as diferenças nos níveis de conhecimento e interesse da classe. No entanto, bons educadores sempre têm uma ideia na cabeça para tentar ajudar seus alunos. Assim, o Colégio GEO, entre as atividades pedagógicas planejadas para atender às necessidades de aprendizagem de seus alunos criou, em 2017, a chamada “Monitoria aluno-aluno”, quando os próprios estudantes colaboram com os colegas que precisam de acompanhamento e reforço. E o projeto tem dado ótimos resultados.

O coordenador do programa, o professor Cláudio Campos, defende que é preciso dar mais protagonismo ao aluno no processo de aprendizagem. O projeto de monitoria atinge a esse objetivo no sentido de promover a autonomia do alunado, a partilha dos conhecimentos, a construção de novas ideias entre alunos de diferentes turmas, o resgate do hábito de estudo em horários alternativos, além de instigar a autonomia e espirito colaborativo dos alunos.

“Na perspectiva da teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky, a aprendizagem é uma atividade conjunta, em que relações colaborativas entre alunos podem e devem ter espaço nos ambientes escolares. Mas o professor é o grande orquestrador de todo o processo. Além de ser o sujeito mais experiente, sua interação tem planejamento e intencionalidade educativa”, disse o professor Cláudio, acrescentando que o projeto promove uma verdadeira troca de experiência. “Ajuda bastante na melhoria dos resultados dos alunos e contribui positivamente para a convivência social da garotada”, comentou o coordenador.

De acordo com ele, o projeto funciona com encontros realizados todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, na sede da escola. Na ocasião, os alunos fazem a revisão dos conteúdos que serão abordados na avaliação semanal e cada disciplina tem um aluno que é monitor e está ali para auxiliar os colegas em suas dúvidas. “Os alunos que têm melhor desempenho nas disciplinas são convidados para serem monitores”, observou Cláudio, frisando que o grupo se forma no início do ano.

Mensalmente, é feita uma reunião com a equipe de monitores para realizar ajustes. “Discutimos as práticas, avaliamos a revisão de conteúdos em grupos e os estudos preparativos para as avaliações periódica com o objetivo de promover melhorias no projeto. Os professores ajudam os monitores também no sentido de melhor repassar o conhecimento, tirar a dúvida do colega”, reitera o professor Cláudio. Ele explica que os alunos têm acesso a plantão de dúvidas, passam a ter capacidade de tirar dúvidas também com seus colegas e isso tem feito eles avançarem muito em seu aprendizado.

Para o professor Roberto de Oliveira, diretor do colégio GEO, valorizar a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem é importante para gerar não só o conhecimento em si e ajudar a quem precisa de mais informações, mas também no sentido de troca de experiência e de perceber o sentido do colaborar. “O aluno que está ensinando seu colega se percebe autônomo e colaborador. Percebe a gestão pedagógica e isso é de extrema importância para sua formação. Já o aluno que procura o monitor, ele é protagonista também de seu processo porque procurou ajuda no que precisa, também trocou experiência e está mantendo uma rotina de estudo junto a outros colegas, numa outra experiência que já seria a de grupos de estudo”, destaca o diretor.