12 de junho de 2019

Estudantes vivenciam durante aula de campo teoria vista em sala de aula sobre Física, Biologia, Geografia, História e Química

No último sábado (08), estudantes do colégio GEO de João Pessoa construíram seu próprio saber a partir de experiências práticas durante aulas de campo realizadas em vários locais de João Pessoa e de Natal. Um grupo de alunos do 9º Ano do GEO Sul conheceu a Estação de Tratamento de Água da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, o Jardim Botânico de João Pessoa e a Estação Experimental da Energisa. Já os estudantes do 7º ano da unidade GEO Tambaú foram para o Rio Grande do Norte onde conheceram o Centro de Lançamento de Foguetes, em Parnamirim, o Forte dos Reis Magos, o Centro Histórico e o Parque das Dunas, em Natal, e ainda  visitaram o maior cajueiro do mundo. As aulas de campo são atividades opcionais extraclasse realizadas aos sábados pela escola.

Acompanhados de professores das disciplinas de Física, Biologia, Geografia, História e Química, além de uma equipe de apoio, os estudantes puderam observar na prática o que viram em sala de aula, a exemplo de uma parte da Física Elétrica onde os alunos vivenciaram experimentos de eletrostática e eletromagnetismo, tendo os próprios cabelos ‘arrepiados’ como campo de referência.

As aulas de campo, explica a coordenadora do ensino Fundamental do GEO Sul, Inalda Pontes, é um momento especial em que o estudante consegue, através desse recurso pedagógico, compreender melhor as disciplinas. “Às vezes ele não entendeu bem na sala de aula e quando vai a campo ele não só compreende, como vivencia a teoria memorizando-a de forma mais significativa”, destaca a coordenadora.

O roteiro em João Pessoa começou pela estação de tratamento de água da Cagepa, onde os estudantes conheceram todo o processo de tratamento da água, decantação, floculação, etc, aprendendo mais sobre os parâmetros físicos da água. Em seguida, o grupo foi para o Jardim Botânico Benjamin Maranhão e depois da pausa do almoço foram para o Museu educacional interativo da Energisa, onde conheceram aspectos técnicos e históricos sobre o uso da energia elétrica, através de ambientes projetados, experiências, equipamentos tecnológicos e recursos de áudio e vídeo.

A Aula de Campo no Rio Grande do Norte começou pelo Centro de Lançamento de Foguetes, em Parnamirim, depois foi no Forte dos Reis Magos, em seguida pelo Centro Histórico e o Parque das Dunas, em Natal. O roteiro terminou na visita ainda uma visita ao maior cajueiro do mundo, localizado na Praia de Pirangi.

Entre em contato com:

ELIANE SOBRAL