Acontece no geo

Tudo que acontece no geo está aqui.
confira as últimas notícias.

Veja Mais
04 de junho de 2019

Alunos conhecem cultura indígena dançando Toré e vivenciando outras atividades na Aldeia dos Potiguaras na Baía da Traição

O Toré, uma importante prática ritual sagrada indígena, que celebra a amizade entre as distintas aldeias, realçando o sentimento de grupo e de nação, foi apresentado no último sábado (01), para um grupo de 43 estudantes, do 8ª ano, do colégio Geo Tambaú. A apresentação fez parte de um roteiro de aula de campo que possibilitou aos estudantes trabalharem assuntos das disciplinas de Produção textual, Literatura e História, tendo uma experiência prática do conteúdo teórico visto em sala de aula. A aula aconteceu no município de Baía da Traição, no litoral norte paraibano, e os alunos tiveram a oportunidade de não apenas ver, mas, participar desta dança sagrada. As aldeias do Forte e São Francisco, dos índios Potiguaras, foi o cenário da aula.

Além de assistir ao Toré e participar da dança, os alunos visitaram ruínas, igrejas, provaram da culinária indígena, conheceram o artesanato local, quem se dispôs fez pinturas corporais e houve ainda um campeonato de arco e flecha. Os professores de Produção textual, David Anthony, e de Literatura, Thaís Barbosa, além da orientadora educacional, Tatiana Rocha e uma equipe de apoio acompanhou o grupo que passou todo o dia do sábado na Baia da Traição, conhecendo a cultura indígena Potiguar, cujos integrantes se dedicam às atividades agrícolas, principalmente milho, feijão, mandioca, inhame e coco, além da pesca.

As aulas de campo são atividades extracurriculares do colégio e, portanto, opcionais. A partir delas, os alunos enriquecem o conhecimento, ampliando o assunto visto em sala de aula, a partir de experiências práticas, já que os roteiros são elaborados a partir dos assuntos dos conteúdos programáticos vistos em sala de aula.

Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Imprensa

Entre em contato com:

ELIANE SOBRAL
esnews@terra.com.br
(83) 3221-8829 / (83) 99985-0706

Trabalhe
Conosco

Facebook

Facebook

Twitter

Twitter

Youtube

Youtube

Fechar