27 de março de 2019

Rossandro Klinjey faz palestra em João Pessoa abordando o relacionamento entre pais e filhos

“Os pais, de um modo geral, têm um desejo de que a escola seja uma segunda família e as escolas, de um modo geral, tentam fazer esse papel, mas, ela só consegue se a família se propuser e cumprir o seu papel de ser a primeira escola. E dentro da própria casa não existe um valor para educação e não existem pais que estão responsáveis por aquela criança,  ele vai chegar na escola com essa falta e embora a escola possa colaborar com essa educação moral, ela tem as obrigações de formação intelectual e cognitiva com as crianças, então é preciso que a escola e a família tenham uma parceria para que tudo isso dê certo”. Essa citação é do escritor e Psicólogo Clínico, Rossandro Klinjey, que fez uma palestra, na noite de terça-feira (26), para um público de quase duas mil pessoas, todas pais e educadores do Colégio GEO, promotor do evento, e de outras instituições de ensino da cidade.
Segundo Rossandro, se os pais não cumprem seu papel, dificilmente a educação desta criança terá êxito. “Muitos pais estão meio que terceirizando a educação dos filhos, repassam para os smartphones, internet, para as escolas e estão deixando de cumprir com seu papel e isso não funciona. É preciso acordar os pais para a indiferença que muitos estão tendo na educação dos filhos e os prejuízos que têm acarretado na vida destas crianças e adolescentes”, disse Rossandro.

O palestrante deixou claro, em quase uma hora e meia de apresentação, que sua abordagem não tinha a intenção de fazer com que os pais se sentissem culpados por essa distorção, mas que, refletissem posturas que, num primeiro momento parecem ser as mais corretas, mas, de fato, não são o melhor caminho. “A ideia não é fazer com que os pais se sintam culpados, mas que reflitam e voltem para casa com o sentimento de recuperar o seu lugar, de assumir o seu papel, para fazer a família funcionar”, reiterou Rossandro.
Ele lembrou ainda que o exemplo é a única forma de educar. “Não adianta você pedir a seu filho para fazer uma coisa e você tem outro comportamento. Criança imita o comportamento e a conduta e se você quer ter um filho que vai te dar a sensação de prazer e de dever cumprido, de construir uma vida funcional, você tem que ser um professor de exemplo para ele, senão hoje você está abrindo mão de seu papel e amanhã você vai chorar muito”, reforçou o psicólogo.

A palestra direcionada, prioritariamente, para pais de alunos e professores do Colégio GEO, mas que contou ainda com a participação de educadores de outras escolas, aconteceu no Teatro Pedra do Reino, e foi aberta com apresentações de danças feitas por alunas, Em seguida, o Diretor Administrativo, responsável pelo GEO, Alessandro Marques, abriu o evento agradecendo a receptividade dos pais que, em plena semana, após um dia de trabalho, se dispuseram a ir ao teatro atendendo um chamamento da escola. “Quero agradecer a presença de todos vocês e reiterar que este novo momento, de interação escola-família, vai enriquecer essa relação cujo propósito é comum a todos nós, ou seja, darmos aos seus filhos, nossos alunos, uma conjunção de forças e papeis, uma educação que os prepare para todos os desafios que eles enfrentarão não apenas no campo educacional, mas na sociedade onde estão inseridos”, disse Alessandro.

O diretor do GEO lembrou ainda que a ideia de trazer um palestrante para debater essa temática do papel da escola e dos pais na condução deste processo educacional, dentro de uma realidade plural de informações, faz parte do novo projeto pedagógico da instituição, e que a palestra do Rossandro, aliada a outras ações, a exemplo da formação da Comissão de pais do GEO Sul e Tambaú, era o começo deste novo projeto.
“Achei a palestra maravilhosa. Chegamos atrasados e com medo de ter perdido alguma coisa, mas adoramos tudo. Saímos daqui penosos do fim. Foram muitas lições importantes”, comentou Irineia Reis, mãe de duas ex-alunas e de uma aluna. Para ela, a ação do GEO a deixou ainda mais confiante na proposta do colégio. “Minhas três filhas estudaram no GEO. Uma já está formada em Direito e concursada. A outra está estudando Direito e a menor está no 6º ano e também vai no mesmo caminho. Sempre confiamos no GEO e no potencial de nossas filhas que a escola ajudou a desenvolver”, comentou Irineia, que estava acompanhada do marido, Sebastião Leite.

Cláudio Hélio, pai de um aluno do GEO Tambaú, assistiu a palestra com sua esposa, Cledna Laurindo, e elogiou a iniciativa da escola. “Ouvir um expert em relações humanas como Rossandro foi muito bom. Estamos bem felizes com a proposta. O caminho é esse mesmo, trazer a família para perto da escola e vice-versa”, destacou Cláudio.
“Achei a ideia do evento bastante interessante para conscientização da família em relação aos problemas próprios de cada idade e que esse seja um momento de renovação para todos nós”, disse Walney Sousa, pai de dois alunos do GEO Sul. Ele assistiu a palestra acompanhado da esposa Rosi Cardoso.

No final do evento, o professor Roberto agradeceu a presença de todos, a ao palestrante Rossandro que, na ocasião, foi presenteado, por um casal de pais de aluno, com um kit do GEO, e reforçou o compromisso da escola de continuar atento às questões que promovam uma maior interação escola-pais e, sobretudo, possam melhorar essa relação, com o firme propósito de continuar formando gerações de paraibanos como a escola já faz há mais de quatro décadas.

Entre em contato com:

RAMON NASCIMENTO