19 de junho de 2018

Alunos participam de aula de campo em Baía da Traição.

Alunos do 8º ano do Colégio GEO Sul, participaram de uma aula campo na Baía da Traição/PB que teve a participação dos professores de história e língua portuguesa. Os estudantes puderam vivenciar a história da região de Mamanguape, Rio Tinto e Baía da Traição que é considerada região metropolitana de João Pessoa. Os pontos visitados […]

Alunos do 8º ano do Colégio GEO Sul, participaram de uma aula campo na Baía da Traição/PB que teve a participação dos professores de história e língua portuguesa. Os estudantes puderam vivenciar a história da região de Mamanguape, Rio Tinto e Baía da Traição que é considerada região metropolitana de João Pessoa. Os pontos visitados são conhecidos pela relevância histórica como a Igreja de Rio Tinto, também a fábrica dos Lundgren, família que possibilitou o crescimento populacional e econômico da região. Em Mamanguape foi apresentado uma visão romântica da cidade através do City Tour. Já na Baía da Traição, nos direcionamos a aldeia indígena do Pajé Antônio, onde fomos calorosamente recebidos pelo mesmo e sua família. De forma típica foi apresentada a cultura e danças indígenas do povo Potiguar. Para finalizar a visita, os alunos conheceram as Ruinas da Igreja São Miguel, que trouxe um momento ímpar de reflexão sobre a história da região e as batalhas travadas para a conquista daquelas terras. Um excelente dia de aprendizado significativo, muito dinâmico e de experiências únicas.

A aula de campo teve como objetivo fortalecer reflexões identitárias através da aproximação com a ancestralidade indígena, aprofundar sobre narrativas tradicionais e suas relações com o conhecimento mitológico e comparar realidade atual e ficção canônica sobre a cultura indígena, combatendo preconceitos.