14 de fevereiro de 2017

Grupo SEB compra operação das escolas Maple Bear no Brasil.

Da Pré-escola ao Ensino Fundamental, a metodologia Maple Bear utiliza as práticas que fazem da educação bilíngue canadense a melhor do mundo.

SÃO PAULO – O grupo educacional SEB, do empresário Chaim Zaher, anunciou nesta segunda-feira que comprou 95% da operação das escolas bilíngues Maple Bear no Brasil, além da possibilidade de explorar a América do Sul usando a bandeira canadense. O valor do negócio não foi divulgado, mas segundo pessoas próximas ao corpo diretivo do SEB o desembolso foi próximo a R$ 160 milhões. Os 5% restantes da operação continuam nas mãos dos canadenses da Maple Bear Global Schools.

No Brasil, a Maple Bear tem 85 escolas, todas franqueadas, que vão do ensino infantil até o 9º ano do ensino fundamental. Em 2018 será inaugurado o ensino médio. Hoje, no total são 15 mil alunos e a mensalidade gira entre R$ 2.000 R$ 2.500. O faturamento da rede neste ano deve chegar a R$ 350 milhões. A marca canadense está em outros 12 países, entre eles Marrocos, Emirados Árabes, China, Vietnã.

Para o SEB, a possibilidade de abertura de escolas Maple Bear na América Latina é uma janela de oportunidades para internacionalizar o grupo.

— Nosso objetivo é ser líder de educação infantil e básica no Brasil e América do Sul até 2020 — detalhou Zaher, que não descarta um IPO do Grupo SEB nos próximos anos também com o objetivo da expansão internacional. Segundo o executivo, o acordo com os canadenses inclui ainda uma cláusula que permite ao grupo estrangeiro ampliar a fatia no negócio para 20% até o fim de 2017. O acordo também prevê que o Grupo SEB tenha preferência caso queira entrar como sócio nas operações globais da Maple.

Thamila Zaher, diretora-executiva do Grupo Seb, acrescentou que a nova sociedade é um avanço do grupo na operação de modelos bilíngues e representa a intenção de diversificar o portfólio dentro do segmento de educação infantil e básica.

— Vamos manter a metodologia pedagógica e as características das escolas — garantiu Thamila.

Com a aquisição da Maple Bear, o SEB passa de 70 mil para 85 mil alunos e de 190 para 275 escolas, entre unidades próprias, de parceiros e franqueadas.

Fonte: O GLOBO