01 de julho de 2019

Atletas GEO conquistam medalhas de ouro na Natação e no Tênis de mesa e se destacam em outras modalidades nos Jogos Escolares

Mais de 200 alunos do GEO em suas unidades Sul e Tambaú, concluíram com sucesso mais uma etapa dos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu entre os dias 27 de maio a 19 de junho. Nesta edição 2019 da competição, o destaque ficou com os esportes individuais como a Natação e o Tênis de Mesa, cujos alunos/atletas conquistaram medalha de ouro. Mas, o GEO também competiu e se destacou nas modalidades indoor como futsal, handebol, vôlei e basquete, tanto no feminino como no masculino, chegando às semifinais em muitos deles. Para o professor de educação física do colégio, Paulo Rosendo, no entanto, a maior conquista dos Jogos Escolares nunca foram as medalhas e títulos em si, mas os valores trabalhados pelo desporto escolar que formam cidadãos para a vida toda.

Na Natação, a equipe do GEO Tambaú deu um show nas piscinas da Vila Olímpica, nas competições do dia 19 de junho. Na ocasião, foram conquistadas seis medalhas de Ouro através dos alunos e atletas Daniel Azevedo (03 ouros: nos 50m e 100m costa e 100m peito); Breno Licarião (02 ouros: nos 50m e 100m peito) e Felipe Miguel da Costa, ouro nos 200m medley. “Eles foram maravilhosos, conquistaram essas medalhas com muita bravura e determinação”, disse o professor Paulo Rosendo, que comandou as equipes.

No Tênis de Mesa, a aluna Maria Clara Costa foi Ouro na categoria 12 a 14 anos e Nina Gondim foi Ouro na categoria 15 a 17 anos, sob o comando do professor Jamaci. As duas atletas, que estudam na unidade Tambaú, já estão classificadas para a etapa nacional dos Jogos Escolares, diferente das demais modalidades que avançam para a próxima fase nos Jogos que é a estadual. Nesta fase, os melhores de cada região competem entre si para definir quem representará a Paraíba na etapa Nacional. No caso do GEO, a escola competiu na primeira região, que abrange as cidades da Grande João Pessoa como a capital, Bayeux, Cabedelo, Conde, Alhandra e Santa Rita.

O Professor de Educação Física do GEO, Paulo Rosendo, destacou que ficou muito feliz com a desenvoltura dos alunos nos Jogos Escolares. “A gente que trabalha com o desporto escolar é sempre uma grande satisfação a realização dos jogos escolares, pela grandiosidade do evento”, disse o professor, acrescentando que o esporte é de extrema importância para a vida do jovem. “O esporte sempre é um caminho do bem, afasta os jovens da droga, da ociosidade. A proposta do desporto é bonita por isso, não traz apenas a proposta de formar campões, ganhar medalhas ou títulos, mas, acima de tudo, trabalhar a formação integral, desses meninos, com dignidade, contra o preconceito, a favor da inclusão, o respeito mútuo, a reciprocidade, o espírito fraterno. Valores que perpassam, e muito, o que se resume as medalhas eventualmente conquistadas”, comentou.

Sobre a participação do GEO em especial, Rosendo não esconde o orgulho. “Nossa participação foi muito expressiva. Campeões na natação e no tênis de mesa. Estou muito feliz pelo GEO. Eles mantiveram as representações com dignidade. Os esportes de quadra foram, até as semifinais. O vôlei feminino ficou em terceiro lugar e ressalto o foco o respeito e a integridade do nosso aluno, superando obstáculos e desafios, tendo experiências para a vida. Saber perder, absorver a derrota, mas saber que nem sempre uma derrota tem sabor de derrota. Tem gente que vence e sai como perdedor e tem gente que perde e sai como vencedor. No final, o importante é competir”, disse o professor.