29 de maio de 2019

Alunos vivenciam cultura indígena na Aldeia dos Potiguaras e fazem imersão em um universo místico, lúdico e artesanal

Um grupo de 57 alunos, do 8º ano do colégio GEO Sul, de João Pessoa, viveu uma experiência extraclasse, no último sábado (25), que os possibilitou uma verdadeira imersão no universo indígena Potiguar. Essa experiência, que trabalhou temáticas relacionadas às disciplinas de Português, Literatura e História, fez parte da aula de campo ou os chamados ‘estudos do meio’ opcionais que acontecem, regularmente, de variadas formas, a partir de diversos roteiros previamente definidos pela equipe pedagógica da escola. Desta vez, o destino foi a Baía da Traição, no litoral Norte paraibano, e as aldeias do Forte e São Francisco, dos índios Potiguaras.

Durante a incursão, os estudantes visitaram ruínas, igrejas, experimentaram da culinária indígena, fizeram pinturas corporais (opcional), assistiram e participaram do Toré (dança ritual sagrado), participaram de campeonato de arco e flecha, conheceram o artesanato, costumes, crendices e detalhes da cultura milenar dos índios Potiguaras que habitam a região de Baía da Traição. “Foi uma vivência rica em detalhes e os alunos voltaram encantados, pois a cultura indígena é muito diversificada, foi um verdadeiro encontro com a cultura dos Potiguaras”, avalia a coordenadora pedagógica do GEO Sul, Inalda Pontes.

O grupo de estudantes foi acompanhado pelos professores de História, Edvaldo da Cunha Lira, de Literatura, Plínio Rógenes e de Português, Ana Patrícia Dantas. Durante as várias etapas da aula de campo, cada mestre interferia, oportunamente, acrescentando informações aos elementos apresentados, associando-os com o conteúdo didático visto em sala de aula, por cada disciplina.

“Quando teoria e vivência se complementam, o aprendizado das disciplinas ganha outra dimensão, isto porque, nas aulas de campo há o enriquecimento do conhecimento de forma prática, onde o aluno não apenas estuda, mas vivencia”, afirma Inalda Pontes. Segundo ela, provavelmente, no segundo semestre, haverá uma outra aula de campo focando elementos da cultura, desta vez, na Aldeia dos Tabajaras, no litoral Sul da Paraíba.